NOTICIAS DA HORA

Nova União

Publicado em 01/09/2017 às 18h40

Produtores de Nova União recebem mil tonelada calcário do Governo do Estado

Produtores de Nova União recebem mil tonelada calcário do Governo do Estado
Na última sexta-feira (4), a Prefeitura de Nova União, recebeu mil toneladas de calcário oriundos de uma parceria entre o Governo do Estado de Rondônia do Programa “Mais Calcário”. O evento foi realizado no Plenário da Câmara municipal contou com a presença de várias autoridades entre eles do secretário de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), Evandro Padovani, prefeito de Nova União Luiz Gomes Furtado, secretária Executiva Regional de Governo polo IV Maria Araújo de Oliveira, chefe do escritório Regional da Emater/RO Antônio De Assis Furtado, deputado estadual Luzinho Goebel, além da presença de outras autoridades e produtores rurais.

O calcário é destinado para os produtores rurais busca corrigir o solo, visto que o material aplicado ao solo tem como finalidade a diminuição ou eliminação dos efeitos tóxicos aumentando a absorção de nutrientes.

O titular da Seagri Evandro Padovani destacou que o agronegócio familiar é responsável por mais de 82% de toda a produção do Estado. Padavoni disse que o governador do Estado Confúcio Moura tem na sua gestão priorizado o agronegócio para que o mesmo prospere, dê renda e evite o êxodo rural o que implica em dizer gerando riquezas ao homem do campo e consequentemente fortalecendo a zona urbana de cada município rondoniense.

O prefeito Luiz Gomes em sua fala reconheceu o empenho do Governo do Estado que vem firmando parcerias para atender as comunidades rurais. 

A secretária de Governo Maria Araújo de Oliveira asseverou que Rondônia possui vocação para a agricultura familiar e por isso é importante firmar parcerias com as entidades de produtores para que a produção da região aumente. Maria Araújo fez um relato das ações do Governo do Estado no fortalecimento da agricultura familiar em Nova União e região com destaque para o plantio de mudas de café e cacau clonais uma parceria que envolve governo do Estado por meio da Secretaria Executiva Regional de Governo polo IV, Emater/RO, Seagri, Ceplac, prefeituras (Nova União, Ouro Preto do Oeste e Mirante da Serra) e Associação de Agricultores.

Durante o evento de entrega houve uma palestra com o engenheiro agrônomo da Emater/RO escritório local de Theobroma Francisco Celestino de Almeida que abordou o tema de como fazer o uso correto da aplicação do calcário no solo para que a rentabilidade na agricultura e pecuária obtenha bons índices de produtividade através da eficiência. 

Os 400 produtores que serão beneficiados com até 3 toneladas de calcário receberão o insumo na propriedade sem nenhum custo, o transporte e a distribuição das mil toneladas de calcário fica a cargo da prefeitura que realizará a entrega até as propriedades rurais dos produtores beneficiados. 

“Esse incentivo do Governo Estadual é muito importante para a nossa agricultura, pois o calcário é um insumo que proporciona muitos benefícios como a elevação da fertilidade do solo – o que resulta em melhoria da produtividade agrícola. Sem falar que o pequeno produtor não tem condição de comprar o calcário e ao mesmo tempo pagar o frete até a propriedade. Agradeço o Governador Confúcio Moura por ter esta visão empreendedora e sua equipe pelo apoio que vem dando a nós que estamos na luta diária em busca de garantir o alimento na mesa da população”, disse o agricultor André Luiz Vicente, proprietário da Chácara Sagrada Família, Projeto de Assentamento Palmares, gleba 05, lote 14, Município de Nova União.















Secom – Governo do Estado

voltar para NOTICIAS DA HORA

show fsN normalcase left tsN fwR c05|left tsN fwB hide|left fwR show|c05 b02 bsd|||login news fwB tsN fwR tsY b02ne c10 bsd|normalcase fsN fwB c10 b02ne bsd|normalcase c10 b02ne bsd|login news normalcase b02ne fwB c10 bsd|tsN normalcase b02ne c10 bsd fwR|normalcase c10 b02ns bsd|content-inner||