NOTICIAS DA HORA

Ariquemes

Publicado em 07/06/2017 às 09h47

Prefeitura de Ariquemes coloca cadeiras de rodas em estacionamentos para alertar motoristas sobre vagas especiais

A Prefeitura de Ariquemes - RO, no Vale do Jamari, colocou diversas cadeiras de rodas em estacionamentos públicos para alertar os motoristas sobre o uso indevido de vagas de estacionamento exclusivas para idosos e pessoas com deficiências, nesta terça-feira (06).

Quem passava pela localidade pôde observar as cadeiras de rodas com frases como: “é bem rapidinho”, “só estou parado e não estacionado”, “só estou esperando uma pessoa”, “é só um minutinho” e “desculpe, não vi que era vaga especial”.

Conforme a prefeitura, a campanha denominada “Essa vaga não é sua nem um minutinho” foi iniciada no dia 1° de junho. A iniciativa tem como objetivo assegurar o uso correto das vagas e o direito aos cidadãos que necessitam das vagas especiais e que são afetados diariamente nas vias públicas e em estacionamentos privados de uso coletivo no município.

O aposentado Raul Rodrigues relata que frequentemente enfrenta dificuldade para estacionar o seu automóvel e precisou buzinar para que outro veículo saísse da vaga prioritária e conseguisse estacionar no local reservado.

“As vezes encontramos lugares que é muito difícil de encontrar uma vaga livre destinada aos idosos e temos que dar um jeito próprio como aconteceu hoje”, comenta.

Já a aposentada Abigail Rocha destaca que as pessoas deveria ter mais respeito com as vagas destinadas aos idosos e aos deficientes.

“Muitas pessoas não respeitam as placas. Desta forma, fica bem complicada de nós acharmos uma vaguinha para a gente entrar e estacionar tranquilamente”, brinca a esposa do Raul.

 

 

De acordo com a guarda municipal, Lorena Zamarchi, todas as ações realizadas na campanha estão amparadas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) por meio de uma alteração em um artigo da lei para penalizar os veículos que estacionarem nas vagas às pessoas com deficiência ou idosos sem a credencial que comprove a condição.

“O artigo 181 do CTB, traz um inciso que detalha claramente sobre as vagas especiais. Nela destina 2% da vagas de todo o município aos prioritários, então já são poucas as vagas, agora imagina se a população que não necessita de utilizar essa vaga e estiverem as ocupando, causa um grande transtorno para quem tem dificuldade na locomoção”, salienta.

Ainda segundo Lorena Zamarchi, em primeiro momento, a ação será apenas de conscientização, mas que o órgão passará a fiscalizar os estacionamentos públicos e privados do município e passará a multar os motoristas que estacionarem em locais indevidos.

Entretanto, a guarda municipal salienta que os as pessoas com direito às vagas devem se credenciar na Semust para receber um cartão especial de estacionamento e estarem com o documento visível no para-brisa do autmomóvel . O Semust está localizado na Travessa Marte, Nº 150, Setor Jorge Teixeira.

Segundo o CTB, as infrações são classificadas como gravíssimas e rendem sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa no valor de R$ 293,47. Além disto, os motoristas estarão sujeitos a terem os veículos rebocados pela guarda municipal.

 

 

Por: G1/RO

voltar para NOTICIAS DA HORA

show fsN normalcase left tsN fwR c05|left tsN fwB hide|left fwR show|c05 b02 bsd|||login news fwB tsN fwR tsY b02ne c10 bsd|normalcase fsN fwB c10 b02ne bsd|normalcase c10 b02ne bsd|login news normalcase b02ne fwB c10 bsd|tsN normalcase b02ne c10 bsd fwR|normalcase c10 b02ns bsd|content-inner||