NOTICIAS

Banda de Música e Fanfarra

Publicado em 16/08/2016 às 08h39

Escolas estaduais de Porto Velho recebem kits de banda de música e fanfarra; festival será realizado em novembro

Estudantes, diretores e professores ocuparam na manhã desta segunda-feira, 15, o auditório do Instituto Estadual de Educação Carmela Dutra para prestigiar a entrega, pelo governador Confúcio Moura, de kits de banda de música e fanfarra para 11 escolas administradas pelo Estado em Porto Velho. Cada kit é composto de 50 instrumentos, e o custo de cada um representa investimento de R$ 45.075,50, totalizando R$ 495.830,50.  As escolas beneficiadas integram a lista de 60 unidades escolares que responderam à pesquisa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) a respeito do interesse em ter no estabelecimento o kit de instrumentos musicais.

O governador Confúcio Moura disse que as bandas de música cumprem o papel de estimular o civismo, vocações para a música, promover a integração dos alunos e melhorar o relacionamento na comunidade escolar, “acrescentando algo novo” ao ambiente da escola. Ele convocou diretores e demais integrantes a investirem em atitudes inovadoras, e disse, citando o exemplo da escola João Bento da Costa, para apostarem na “insubordinação do bem”, contrariando princípios do Conselho Estadual de Educação.

A declaração arrancou risadas da plateia, e o governador continuou: “Lá no João Bento, uma escola que gosto sempre de citar, o professor reúne alunos no auditório, dá uma aula de matemática concorrida em pleno sábado, e o resultado é o agradecimento dos pais.” “Quero provocar os diretores para ser insubordinados no bom sentido”, reforçou.

Os kits foram entregues de forma simbólica a cada um dos diretores. Também serão contempladas escolas de Ariquemes, Cacaulândia e Vale do Paraíso. Confúcio Moura acrescentou, ainda, que repuxar as ideias do passado, como a realização de festivais de fanfarra, é positiva. “Os mais velhos de cada escola têm moral para provocar os mais novos para colocar em funcionamento boas iniciativas”, disse.

A secretária Fátima Gavioli (Educação) disse que o investimento do governo nas bandas de música resulta de pesquisa feita com diretores das escolas, mas somente 60 responderam sobre o interesse de ter os kits. “Isso mostra a importância de responder às demandas da Secretaria da Educação”, alertou, informando que as fanfarras estão ganhando importância novamente, citando o interesse de parlamentares em apresentar emendas para sua aquisição. Fátima Gavioli disse para as escolas contempladas com os kits começarem a ser organizar porque o festival de fanfarras e orquestras será retomado em novembro deste ano.

Lembrando da existência das fanfarras na década de 80, a diretora Vera Lucia (Carmela Dutra) rememorou o tempo de estudante no colégio Petrônio Barcelos, dizendo que os festivais geravam grande motivação na comunidade escolar, e a coordenadora Regional de Ensino de Porto Velho, Irani Oliveira, elogiou o compromisso do governador Confúcio Moura com a educação. “Nós estamos vendo uma diferença estupenda na educação com o nosso governador. São muitas atividades, muitas ações, escolas entregues, equipamentos, programas”, disse.

No ato de entrega dos kits, a banda da escola Daniel Neri executou a música Primeiros Erros, da banda de rock Capital Inicial, e a banda da escola Juscelino Kubitschek tocou o Hino de Rondônia.

Escolas contempladas

Além do Instituto Carmela Dutra, as escolas de Porto Velho contempladas com os kits são Marcos Freire; Flora Calheiros; Juscelino Kubitscheck; Eduardo Lima e Silva; Daniel Neri da Silva; Brasilia; Ulysses Guimarães; Marechal Castelo Branco; Getúlio Vargas e Colégio Tiradentes da Polícia Militar. Em Alto Paraíso a escola beneficiada é a Tubarão; em Ariquemes são a Francisco Alves Mendes Filho e Cora Coralina e em Cacaulândia Frei Henrique de Coimbra. Nestes locais os kits ainda serão entregues.

POR: Secom

 

voltar para NOTICIAS

show fsN normalcase left tsN fwR c05|left tsN fwB hide|left fwR show|c05 b02 bsd|||login news fwB tsN fwR tsY b02ne c10 bsd|normalcase fsN fwB c10 b02ne bsd|normalcase c10 b02ne bsd|login news normalcase b02ne fwB c10 bsd|tsN normalcase b02ne c10 bsd fwR|normalcase c10 b02ns bsd|content-inner||