País Livre da Aftosa

Brasil recebe certificação oficial de País Livre da Aftosa

Em Paris, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) declara oficialmente o Brasil como País Livre da Febre aftosa com vacinação, reconhecendo 50 anos de trabalho bem-sucedido do serviço veterinário e dos produtores rurais brasileiros. A diretora-geral Monique Eloit entregará o certificado sanitário ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, a partir das 14h30 (horário local), na sede da OIE, durante a 7ª Sessão Plenária da Organização.

A Comissão Científica da OIE aprovou a certificação do Brasil em 2017. Os 181 países integrantes da OIE oficializam a decisão nesta 7ª Sessão Plenária.

Às 16h30 haverá entrevista coletiva de imprensa.

Agenda de Blairo Maggi na França

No último domingo (20), Maggi discursou na abertura oficial da 86ª Sessão Geral da OIE.      

Nesta segunda-feira (21) estão previstos encontros com Stéphane Travers, ministro de Agricultura e Alimentação da França,  e David Littlepround, ministro da Agricultura e Recursos Hídricos da Austrália.

Na terça (22), Maggi participa de café da manhã na embaixada brasileira em Paris para o lançamento da Plataforma de Rastreabilidade Agri Trace CNA Brazil. É uma ferramenta desenvolvida pela CNA (Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil) para gestão de protocolos de rastreabilidade de adesão voluntária da cadeia produtiva de carne bovina. O sistema é complementar às garantias sanitárias do Ministério da Agricultura.

O Agri Trace utiliza dados oficiais de cadastro de propriedades rurais e de controle de trânsito de animais, permitindo a elaboração de protocolos com requisitos específicos dos mercados importadores. Produtores e frigoríficos que pretendam fornecer carnes nas condições desses protocolos devem se comprometer em atender aos requisitos e seguir as regras.

Na terça-feira (22), à tarde, estão previstas reuniões do ministro Blairo Maggi com Hamad Abdullaziz, vice-ministro dos Recursos Animais do Ministério do Meio Ambiente, Água e Agricultura da Arábia Saudita, e com Angel Gurría, secretário geral da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Na quarta-feira (23), Maggi terá encontros empresariais.

Reuniões Técnica da OIE

Oitocentos delegados de 181 países discutirão normas de erradicação de doenças de animais (inclusive as transmissíveis a pessoas – brucelose, tuberculose, influenza aviária, vaca louca), segurança sanitária do comércio internacional de animais e produtos de origem animal, bem-estar animal, e alterações do Código Sanitário para Animais Terrestres.

O delegado do Brasil na OIE é o médico veterinário Guilherme Marques, diretor do DSA – Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura. As reuniões técnicas começaram na última sexta-feira (18) e terminam nesta sexta-feira (25).

A situação dos focos de febre aftosa detectados na Colômbia em abril deste ano será tratada na reunião da Comissão Regional das Américas na OIE, presidida por Marques, nesta segunda-feira (21).

Na pauta de trabalho do diretor Marques estão previstas reuniões bilaterais para facilitação de comércio com a Inglaterra, Singapura, Indonésia e Turquia.

voltar para AGRICULTURA

show fsN normalcase left tsN fwR c05|left tsN fwB hide|left fwR show|c05 b02 bsd|||login news fwB tsN fwR tsY b02ne c10 bsd|normalcase fsN fwB c10 b02ne bsd|normalcase c10 b02ne bsd|login news normalcase b02ne fwB c10 bsd|tsN normalcase b02ne c10 bsd fwR|normalcase c10 b02ns bsd|content-inner||